AERO

Aviação Desportiva by Jorge Mota

Aviação UltraleveGeralProjectos

PU Logbook

PULogbook02Foto 1: Ecrã Principal com o menu visível

Andei à procura, e não encontrei nenhum logbook (android) que tivesse a informação necessária de forma simples para o posterior preenchimento da caderneta de piloto de ultraleve (evitando assim andar sempre com a mesma), pelo que decidi fazer um.

Como não pretendo ter qualquer aproveitamento comercial, nem tenho qualquer outro tipo de pretensão em relação ao referido software (até pela sua simplicidade), decidi partilhar o mesmo, cujo apk para instalação se encontra disponível em:

Download do PU Logbook

Farei os possíveis para que a última versão do mesmo se encontre sempre disponível no link atrás referido. Comentários com sugestões de desenvolvimento, dúvidas quanto instalação e utilização, bem como alertas para eventuais bug’s, serão sempre bem recebidas.

Instalação:

Para instalar bastará efectuar o download do ficheiro APK disponível no link atrás indicado, para o seu dispositivo android, assegurar-se que nas definições de segurança do referido dispositivo tem “checado” a permissão de instalação de aplicações a partir de fontes desconhecidas, bem como deverá ter a aplicação “APK Installer”, disponível no Google Play, instalada. Após o download, deve abrir/executar o ficheiro, sendo que lhe será perguntado se pretende instalar a aplicação (PU Logbook), o que deverá confirmar. No final, encontrará um icon com um avião azul disponível no menu das aplicações.

Nota de Instalação: A aplicação foi compilada para Android 4.0, mas deverá correr em versões anteriores.

Primeiros Passos:

1) Introduzir os dados das aeronaves em que voa normalmente. Para tal, e a partir do ecrã inicial (Foto 1), pressionar o botão de menu (dependendo das situações o mesmo poderá estar disponível através de um botão por hardware, ou na barra no topo (direito) da aplicação), aparecerá uma lista de opções disponíveis entre as quais, e logo em primeiro lugar o menu “Aeronaves”. Surgirá um novo ecrã com a lista das aeronaves já criadas.

PULogbook07

Foto 2: Lista de Aeronaves

A partir da lista de aeronaves, poderá pressionar o botão “Novo”, para introduzir uma nova aeronave, ou pressionar sobre a mesma para alterar os seus dados.

PULogbook03Foto 3: Dados da Aeronave

Para além do registo, fabricante, modelo, tipo de ultraleve, deverá indicar a pista em que se encontra baseada a aeronave, bem como o n.º do respectivo Diário de Navegação em uso, dados estes, que preencherão o registo de cada entrada no logbook automaticamente.

A introdução ou alteração dos campos de voo e aeródromos, segue um procedimento idêntico ao do referido para as aeronaves.

PULogbook04Foto 4: Lista de Pistas (Campos de Voo e Aeródromos)

A aplicação vem carregada por defeito, com a maioria dos aeródromos e campos de voos disponíveis em Portugal e que aceitam aeronaves ultraleves, sendo contudo possível adicionar mais ou alterar os dados dos preexistentes.

PULogbook05Foto 5: Dados das Pistas

Introduzidos que estejam os dados relativos às aeronaves e as pistas, necessários ao registo de cada voo, podemos dar início ao preenchimento de cada entrada no nosso Logbook.

PULogbook06Foto 5: Registo dos Voos no Logbook

Está também disponível através do menu “Resumo”, um ecrã da aplicação que apresenta os Totais gerais e por Função (Piloto Comandante, Duplo Comando e Instrutor / Examinador), relativos ao n.º de voos, horas de voo e aterragens.

Para voltar ao ecrã inicial, poderá a qualquer momento, através do menu “Início”, disponível em qualquer ecrã da aplicação.

Nota: O autor não se responsabiliza pela a utilização do software, que se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, embora se possa considerar estável. Este software, como é óbvio não substitui a caderneta individual de cada piloto.

email

2 thoughts on “PU Logbook

  • João Abraão

    Boa noite Jorge. É possível apagar um registo de entrada? Estava a tentar e não encontro essa função.
    Obrigado
    J. Abraão

    • Boa Noite.
      Na última versão disponível para download, ao pressionar sobre o registo que pretendemos eliminar aparece um menu de contexto com a opção eliminar.
      Espero ter ajudado.
      Jorge Mota

Deixe um comentário